Minha Maluquice
Ajudando a blogosfera & Fotografia
22 de outubro de 2017

As imagens são uns dos requisitos mais importante para um blog ser considerado bom e atrativo. Acredito que é por isso que este seja uns dos posts mais pedidos. 

Nos grupos de Facebook que participo quando posto alguma foto ou post sempre perguntam como faço para fotografar. E sempre pedem que eu compartilhe minhas dicas que uso na hora de tirar minhas fotos. Pensando nisto, resolvi fazer este post para esclarecer todas as dúvidas relacionadas as fotografias do blog.

Assim, se você precisa/quer aprender a fotografar os produtos. Ou as suas próprias imagens. Continue lendo…

Relembrando que este post faz parte da série “Ajudando a Blogosfera ”que é uma série de post que tem o propósito de ajudar outros blogs. Estou com uma quantidade especifica de post para esta série. Entretanto, a quantidade de post pode aumentar ou diminuir. Dependendo da reação de vocês. Uns dos posts que está por vir é a “Verificação do blog no google”, “Dicas para divulgações”, entre outros posts. Os posts irão ao ar semanalmente. Com está série espero ajudar todos vocês.

O tema da vez é dica de fotografia que foi sugerido pelas meninas dos grupos de divulgações que eu participo. Mas se você quer sugerir algo fique à vontade. Pode comentar aqui em baixo ou enviar por e-mail. Dá forma que quiser. 

1-Não se preocupe em ter os mais caros equipamentos

Tem que ter em mente que é possível produzir belas imagens com qualquer tipo de câmera. Seja a câmera do celular, a câmera tradicional, câmera de tablet, entre outras. Se você tem condição de comprar um aparelho profissional. Ótimo! Mas caso não tenha, lembre-se que tem muitos apps para suprir a falta do aparelho profissional. Mas irei dar dicas de apps mais em baixo.

2-  Cenário 

A escolha do que aparece em segundo plano é tão importante quanto ao foco principal. Não precisa ser apenas um fundo branco. Isso irá depender do que você quer destacar. Por exemplo, você quer destacar um morango. Fica bom colocar objetos vermelhos no fundo. Mas que não roube a cena do morango/objeto principal.  Na dúvida use o plano branco.

Atenção

Não precisa ser um cenário grande. Pode ser um canto do seu quarto ou uma caixa de madeira branca (cor que preferir) com uma boa iluminação a foto ficará boa. 

3- Foco

Nas minhas fotografias gosto muito de brincar/usar o foco, principalmente, quando estou fotografando meu jardim. Usando o foco você consegue captar os mínimos detalhes. Só pelo fato de usar o foco a fotografia fica com outra aparência.

4- Iluminação 

A iluminação é muito importante. Para uma fotografia ficar boa a iluminação é o principal. Quando digo iluminação não é apenas a iluminação superficial, abajur, lanterna. Qualquer tipo de iluminação conta. Eu mesma, gosto muito de usar o sol. As fotos ficam iluminadas na mesma proporção e fica mais natural. 

5- Utilize um tripé

Usar um tripé abre muitas oportunidades de ideias de fotografia. Pois tem fotos que podem ficar trêmulas. Ou talvez, você queira usar as duas mãos. Nessa parte o tripé ajuda bastante. Mas caso não tenha. Criatividade para suprir o tripé também vale.

6-Edite suas fotos.

Edite suas fotografias sendo para arrumar um erro, desfocar, iluminar ou dar destaque em algo. Não pense que é bobeira ou um erro editar a sua imagem. Mas lembre-se menos é mais.

Não use linhas decorativas, emojis, efeitos demais. Isso arruína a foto em uma proporção que não dá para descrever. Nessa parte de edição é bom gastar um tempinho estudando técnicas e na escolha de bons aplicativos. Existem muitos apps gratuitos e bons que você pode instalar agora e começar a usar.

Aplicativos sugeridos: 

  • VSCO – Meu filtro favorito-  Bright
  • Retrica – Meu filtro favorito- Sparkle e Pew Pew
  • AVIARY 
  • PicsArt
  • Facetune– Apple- (Pago) US$3,99
  • AirBrush (Podemos dizer que é o facetune gratuito)

Para você que na parte da edição não é leigo ou quer se arriscar. Ouvi falar muito bem do Lightroom, da Adobe, photshop. Entretanto, ainda sou leiga. Não mexi ainda (risos)

7- Use sempre a câmera de trás (Celular/tablet)

Uma vez li isso em um site. E achei bobeira/frescura. Mas não, realmente a qualidade da fotografia melhora muito usando a câmera de trás. Isso acontece, pois, a câmera frontal tem uma resolução muito menor do que a câmera traseira.

8- Ângulos

Não é fácil conseguir uma boa fotografia. Talvez o erro não esteja na câmera ou no cenário e sim no ângulo.

9- Se conheça! Defina uma personalidade.

(Se você gosta de tirar selfies)

Já falei isso no meu post de como ser uma Tumblr girl e volto a repetir. As fotografias em destaques são conhecidas pelos efeitos e estilos usados. Mas também pelo fato delas conseguirem nos passar suas personalidades e autoconfiança. Basicamente seu estilo único. Tentar replicar uma foto é um grande erro. Além de não conseguir irá se aborrecer. Busque inspiração, busque inovar e não replicar. Existem vários sites que fornecem inspirações, como o próprio Tumblr ou Pinterest, entre outros. Faça imagens sendo você mesma

10- Criatividade

Junte todas essas dicas com a sua criatividade.… Saía do comum.  Algumas ideias:

  • Tirar fotos na chuva.
  • Tire fotos com balões (óculos, ursos de pelúcia…)
  • Tire fotos na floresta/jardim
  • Tirar fotos na praia
  • Fazer poses legais/ não olhe para a câmera. Para parecer mais espontânea
  • Tire fotos no parque de diversão
  • Tire fotos em movimento (correndo, andando, pulando…).
  • Tirar fotos em preto e branco.

11- Limpe a lente

Não menos importante. Aliás, é muito importante. Sempre limpe as lentes das câmeras, mas principalmente as dos celulares/tablets que normalmente não têm proteções. Limpe para tirar a oleosidade/poeira…

Minhas fotos tiradas pelo meu celular

Minha Maluquice

Minha Maluquice

Minha Maluquice

Minha Maluquice

Minha Maluquice

Minha Maluquice

Minha Maluquice

Minha Maluquice

Espero que as dicas sejam úteis e ajudem vocês na hora de fotografar. Se vocês gostaram das dicas ou tem algumas compartilhe conosco. Se você quer a parte dois deste post comente aqui em baixo. Não esqueça de compartilhar caso tenha sido útil! Nos vemos no próximo post. Beijinhos

Post escrito por Rebeca Fernandes

Olá, meu nome é Rebeca. Decidi criar o blog para poder compartilhar minha visão sobre o cotidiano. Acomoda-se o blog também é seu.
  • Fernando Mendes

    Para clarear a foto no editor eu sempre aumento brilho e contraste na proporção 10 e 7, respectivamente. Clareia sem distorcer a cor original. … para agregar minha experiência ao excelente artigo, ok? rs